SABERES E VALORES DAS PESSOAS NEGRAS EM MOVIMENTO: ENSINAR HISTÓRIA EM COLETIVIDADES EMANCIPATÓRIAS
Resumo
O artigo aborda o ensino de história a partir de uma perspectiva experimentada nas coletividades negras agremiadas em Porto Alegre. Com suporte no pressuposto curricular que estabelece uma estreita relação de aprendizagem com os saberes produzidos pelo movimento negro, regulado pelas Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004), em suas formas de narrar história e de ensinar de uma maneira geral. Aborda experiências produzidas pelos agentes afro-gaúchos que constituíram ações políticas como o percurso educativo “Territórios negros: afro-brasileiros em Porto Alegre” e o jogo pedagógico “As Viagens do Tambor”, enfocando as origens dos mesmos nas ações de distintas agremiações congregadas através do CRAB – Centro de Referência Afro-Brasileira. Fundamenta-se em categorias como Movimento Negro Educador (GOMES, 2017) e Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO, 2019).
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20164
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20164.g12134
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas