SER PROFESSOR DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRIMINALIZAÇÃO DO FAZER DOCENTE
Resumo
O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre o papel do professor de história na sociedade contemporânea brasileira. A análise do discurso de inspiração foucaultiana foi a abordagem teórico-metodológica utilizada para compreender os inúmeros artefatos culturais que ecoam essa problemática atualmente. Reportagens, entrevistas, textos de opinião, editorais, e outros tantos tipos de textos fazem parte do corpus documental. Os resultados apontam para o aumento dos desafios no fazer docente dos professores de história, os quais precisam mobilizar estratégias no sentido de resistir aos ataques sofridos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20160
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20160.g12130
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas