FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ROMPENDO AS FRONTEIRAS HISTÓRICAS SOBRE O FAZER DOCENTE
Resumo
O presente estudo procura apresentar uma breve síntese do processo histórico da formação docente, buscando ampliar a compreensão sobre a qual se constituiu a profissionalização do professor no movimento da sociedade, entrecruzando os problemas históricos com as questões contemporâneas. O objetivo fundamental é discutir a possibilidade de formar professores pesquisadores através da composição dialógica entre o campo docente, teórico e prático. Para isso, a reflexão se baseia na reconstituição do espaço acadêmico e os conhecimentos práticos a serem adquiridos no processo de formação dos professores, assim como na urgência de desenvolver oportunidades de aprendizagem que se entrecruzam durante o processo formativo. Finalmente, apresentar-se-á as considerações relevantes identificadas durante o estudo.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20159
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20159.g12129
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas