História oral e professores de história: um estudo das diretrizes nacionais para a educação das relações étnico-raciais

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Eliana Sodré Mendes, Elisa Maria Andrade Brisola

Resumo


O presente artigo propõe uma abordagem sobre a visão de professores de História a respeito da educação das relações étnico-raciais e ensino de história da África e cultura afro-brasileira e africana, de forma a valorizar suas experiências e identidades docentes. As narrativas analisadas foram constituídas com base nos procedimentos teórico metodológicos da história oral, que contribuiu para a produção de um conhecimento sobre (do e para) o cotidiano escolar. Para tanto, foram realizadas entrevistas de história oral temática com seis educadores. Por meio delas, foi possível identificar o posicionamento desses professores ao enfrentarem desafios cotidianos e elaborarem respostas práticas, no sentido da formação docente e da reestruturação do currículo, sem perder a dimensão da realidade do dia a dia da escola, local onde deve acontecer o enfrentamento do racismo, da discriminação e a promoção da autoafirmação da população afrodescendente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i1.18553

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i1.18553.g11196


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas