HISTÓRIA CULTUAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ESTADO DA ARTE ACERCA DESTE CAMPO TEÓRICO METODOLÓGICO

Renata Brião de Castro, Patrícia Weiduschadt

Resumo


Este trabalho tem por objetivo trazer um panorama dos trabalhos desenvolvidos no campo da História da Educação e que tenham como perspectiva teórica a corrente historiográfica da História Cultural. O estudo faz uma busca desses referidos trabalhos que entrelaçam História Cultural nas pesquisas em História da Educação tendo por base anais de dois eventos na área da História da Educação que são eles: o encontro da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisadores em História da Educação e o Congresso Brasileiro de História da Educação. No que se refere às questões de ordem metodológica o trabalho estará estruturado da seguinte maneira: primeiro teorizações acerca da História Cultural e do campo da História da Educação e posteriormente dividido pelos eventos acima elencados, apresentar os trabalhos da área da História da Educação que utilizaram a História Cultural, no terceiro momento uma análise desses dados, observando o recorte temporal dessas pesquisas, as fontes utilizadas e a temática desenvolvida.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v21i22.15964

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v21i22.15964.g10018


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas