NAS VOLTAS QUE A FORMAÇÃO EM HISTÓRIA DÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTAR COORDENADOR PEDAGÓGICO NA REDE BÁSICA DE ENSINO
Resumo
O presente relato narra uma experiência do constituir-se professor de História para além da sala de aula, quando assumo a condição de coordenador pedagógico dentro do Ensino Básico – função que passou a ser desenvolvida junto à implementação de um novo projeto pedagógico na escola, as Situações de Estudo (SE). Assim, a partir de uma metodologia de aspectos qualitativos, seguido de uma reflexão crítico-interpretativa baseada nessas premissas, o texto estrutura-se em três momentos: o papel da coordenação pedagógica em busca de um saber ambientalizado; a forma como essa função é apreendida pela documentação da escola e as atribuições das SE; as práticas desenvolvidas a partir de uma proposta do ouvir e do falar. Desse movimento, o que ocorre é um encontro com a própria formação na área de História, a qual se faz problematizando os alcances e limites dessa relação professor-coordenador em meio as mudanças pedagógicas em curso no cotidiano escolar.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15910
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15910.g9978
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas