DA MATERIALIDADE AO CONTEÚDO: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DO MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente estudo objetiva analisar o material didático do Mobral, através da perspectiva teórica da História Cultural. O material didático produzido pelo Mobral torna-se um veículo importante de valores, ideologias e cultura, podendo ser um instrumento de reprodução do saber oficial imposto por setores do poder e do Estado. Por trás do conteúdo, há o suporte, que compreende a tiragem, o número de páginas, o acabamento, as imagens, a estrutura do livro e a seleção de seu conteúdo. Ao apresentar cada um destes suportes, são feitas discussões, salientando os limites que esse tipo de análise do material didático pode apresentar ao pesquisador. Para um estudo cultural da produção didática é preciso entender esse suporte enquanto meio real de se materializar os discursos impressos por quem os produz e permite sua publicação. Assim, conclui-se que a proposta é pertinente para perceber a complexidade do material didático dentro de uma perspectiva historiográfica em que os estudos estão para além dos conteúdos impressos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15907
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15907.g9975
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas