A ESCRITA E O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XIX E A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NAS LIÇÕES DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

Martha Victor Vieira

Resumo


Este artigo analisa a escrita e o ensino de história no século XIX, tomando como parâmetro as ideias de Joaquim Manuel de Macedo, especialmente, seus escritos na Revista do IHGB e o seu manual didático Lições de História de Brazil para uso das Escolas de Instrução Primária (1861/63). Este manual confere destaque às questões políticas e administrativas, mas contém duas lições sobre os indígenas brasileiros. Acredito que a forma de escrita das Lições de História do Brasil demonstra a importância que a temática indígena possuía para os políticos e intelectuais nesse período, especialmente, para os membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que pretendiam escrever e ensinar uma história que corroborasse com a construção da nação brasileira.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15903

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15903.g9971


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas