SENSIBILIZANDO O OLHAR: O CONFLITO DO CONTESTADO NA SALA DE AULA

Mariana Carmona Braga, Raisa Sagredo

Resumo


Propomos, a partir deste artigo, trazer a nossa experiência na docência do 2° ano do Ensino Médio, ao ministrar uma aula intitulada “desmitificando o Contestado”. O objetivo é mostrar como a abordagem deste tema na escola é complexo, por se tratar de um movimento social repleto de elementos peculiares, mas ao mesmo tempo possível e com ótimos resultados, se bem problematizado.Mostraremos como trabalhamos as fontes utilizadas durante as aulas: fotografias, documentos de arquivo público, e história em quadrinhos, revelando como os estudantes reagiram diante delas. Entendemos que a História deve fazer um paralelo com o presente e por este pressuposto trouxemos, na última aula, fotografias atuais da região do Contestado e seus moradores, inclusive imagens dos sobreviventes, na época do conflito crianças, hoje senhores com suas falas e memórias, expressas no olhar captado pela foto, que tanto impressionou nossos alunos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v20i20.12552

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v20i20.12552.g7901


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas