GESTÃO E TRABALHO: ANALISANDO O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM INSTITUTO FEDERAL

Gabriel dos Santos Kehler, Liliana Soares Ferreira

Resumo


Recorte investigativo de trabalho de final de Curso da Especialização em Gestão Educacional - da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (RS), teve como objeto de análise o Projeto Pedagógico Institucional – PPI, previsto no PDI – Plano de Desenvolvimento do Instituto Federal Farroupilha (RS). A problematização procurou evidenciar a categoria gestão, em seus desdobramentos no atual contexto do(s) mundo(s) do trabalho, tanto no âmbito das significações, assim como dos sentidos. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico/ metodológico o processo dialético no/do materialismo histórico. Em sua operacionalização efetivou-se uma análise documental, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo em Bardin (2011). Constatou-se vastas concepções, muitas vezes desarticuladas e fragmentadas, em média sete variáveis semi categóricas sobre gestão. Mas, foram encontradas apenas três com evidenciações categóricas, sendo o tripé “gestão administrativa - gestão participativa/democrática e gestão da educação”, que acabaram imbricando, em partes, as demais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12471

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12471.g7798


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas