SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA: A HISTÓRIA COMO PROPAGADORA DO NACIONALISMO NA EDUCAÇÃO DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945) EM PELOTAS /RS
Resumo
A política educacional do Estado Novo atribuía à História a função de inculcar e propagar o nacionalismo extremado entre os membros da comunidade escolar. Neste estudo objetivou-se compreender se este projeto foi desenvolvido nos estabelecimentos de ensino em Pelotas/RS e através de quais mecanismos. Utilizamos depoimentos de ex-alunos, livros didáticos e paradidáticos, periódicos, legislação e documentos oficiais. Percebemos que os mitos transformados em História justificavam o nacionalismo e subsidiavam o patriotismo, o qual perpassava as demais disciplinas da grade curricular pelotense no Estado Novo. A política educacional inculcava valores que seriam patrióticos, mas neste processo, ela buscava adestrar a população à subordinação acrítica ao Estado ditatorial.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12406
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12406.g7819
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas