A MEMÓRIA CÍVICA DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MARCÍLIO DIAS ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS DAS DÉCADAS DE 30 E 40 DO SÉCULO XX

Camila Eberhardt

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar fotografias cívicas pertencentes ao Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a escola mais antiga da cidade de Torres, visto que, através do estudo das mesmas, é possível perceber as manifestações de patriotismo no período que compreende as décadas de 30 e 40 do século XX, com o intuito de consolidar a identidade nacional e seus desdobramentos e, também, entender os aspectos mais marcantes advindos dessas construções. Para tanto, foi necessário pontuar alguns objetivos, dentre os quais se destaca: identificar os usos e as funções das fotografias para as instituições escolares. Assim sendo, o estudo proposto busca revelar como é rica a memória dessa instituição escolar, bem como suas implicações socioculturais na cidade de Torres.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v17i18.12348

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v17i18.12348.g7735


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas