“O LEGAL NO MUSEU É...” – INVENÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO NO MUSEU DA BARONESA EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL

Carla Gastaud, Beatriz Polidori Zechlinski

Resumo


Neste artigo apresentamos e avaliamos o programa “O Legal no Museu é...”, realizado de 2002 a 2004, no Museu Municipal Parque da Baronesa, localizado em Pelotas, Rio Grande do Sul. Em 2001, a equipe que iniciava seu trabalho neste Museu percebeu que geralmente as crianças que o visitavam aproveitavam minimamente a experiência, pois não estabeleciam qualquer relação com o Museu e com suas histórias, tão pouco passavam a ver sentido na preservação do patrimônio histórico e cultural. Percebendo esses problemas, a equipe do Museu da Baronesa formou o Núcleo de Educação Patrimonial (NEP), que elaborou um programa de atendimento às escolas, tendo como premissa a musealização como ação de educação e de comunicação. O programa era semanal e se organizava em três etapas com cada escola, ocasiões em que os alunos, além de visitarem o Museu, participavam de várias atividades lúdicas e educativas, entre elas, teatro de fantoches, oficina do objeto, museu da sala de aula, dança-afro, teatro e desenho. Buscamos neste artigo refletir sobre a experiência deste programa, que teve resultados importantes, modificando a relação entre o Museu e a comunidade que o abriga.

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DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v15i15.12216

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v15i15.12216.g7694


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas