PEDAGOGIAS DAS COMEMORAÇÕES: A REINVENÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO DOS AFRODESCENDENTES EM PORTO ALEGRE
Resumo
Neste estudo examino os possíveis “ensinamentos” ou pedagogias culturais produzidos
pelas lideranças negras no jornal O Exemplo durante as comemorações do 13 de maio em Porto
Alegre e as representações mais recorrentes deste discurso pedagógico no final do século XIX e
início do século XX. Na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, aproprio-me do conceito de
pedagogias das comemorações desenvolvido por Roger Simon (2003) em seu estudo sobre o
quincentenário da chegada de Colombo na América, para investigar como as lideranças negras
narraram às memórias da escravidão e da abolição e como representaram o passado histórico e o
articularam pedagogicamente ao futuro da comunidade negra porto-alegrense.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v15i15.12208
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v15i15.12208.g7684
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas