“QUER COMPRAR ROUPA FEITA?”: A NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS “QUER COMPRAR ROUPA FEITA?”: A NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS

Denise Fagundes Jardim

Resumo


 

 

Este artigo explora os nexos entre a atribuição de “turco” e a formulação da

 

denominação de palestinos ressaltando o idioma étnico como parte de uma

 

“negociação” das maneiras de inserção na sociedade local.

 

Analisam-se as continuidades e descontinuidades entre as migrações árabes

 

conhecidas e examinadas até os anos 50 para o Brasil, com a experiência migratória

 

para o Sul do Brasil através da apreciação dos trabalhos sobre a migração árabe no

 

Brasil e do trabalho etnográfico realizado entre os anos de 1996 e 1998 na localidade do

 

Chuí.

 

Demonstra-se o impacto de “entradas” que foram consagradas aos árabes nas

 

“escolhas” profissionais da primeira geração estabelecida no Chuí. Objetiva-se

 

demonstrar alguns dos eixos da recriação da identidade palestina e, desta forma,

 

aponta-se para as situações sociais que tornaram pertinente a uso da denominação

 

genérica de palestinos na localidade.

 

Palavras-chaves: Imigração palestina, Identidade social e étnica.

 

 


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DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v5i5.12014

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v5i5.12014.g7627


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas