“QUER COMPRAR ROUPA FEITA?”: A NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS “QUER COMPRAR ROUPA FEITA?”: A NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS
Resumo
Este artigo explora os nexos entre a atribuição de “turco” e a formulação da
denominação de palestinos ressaltando o idioma étnico como parte de uma
“negociação” das maneiras de inserção na sociedade local.
Analisam-se as continuidades e descontinuidades entre as migrações árabes
conhecidas e examinadas até os anos 50 para o Brasil, com a experiência migratória
para o Sul do Brasil através da apreciação dos trabalhos sobre a migração árabe no
Brasil e do trabalho etnográfico realizado entre os anos de 1996 e 1998 na localidade do
Chuí.
Demonstra-se o impacto de “entradas” que foram consagradas aos árabes nas
“escolhas” profissionais da primeira geração estabelecida no Chuí. Objetiva-se
demonstrar alguns dos eixos da recriação da identidade palestina e, desta forma,
aponta-se para as situações sociais que tornaram pertinente a uso da denominação
genérica de palestinos na localidade.
Palavras-chaves: Imigração palestina, Identidade social e étnica.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v5i5.12014
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v5i5.12014.g7627
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas