AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO TEMÁTICO-REFLEXIVO NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA
Resumo
Partindo da perspectiva de uma psicologia sócio-histórica, este artigo busca evidenciar que a teoria sociointeracionista de Vygotsky aliada a uma abordagem cognitivista da educação é um modelo apropriado para pôr em prática o ensino temático-reflexivo da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, na medida em que cria as condições necessárias para a realização e boa execução desse método. A hipótese que defendemos nesse artigo sustenta-se na clara convergência que encontramos entre teoria sociointeracionista de Vygotsky e a abordagem cognitivista de Mizukami, visto que estas assemelham-se em muitos aspectos, tais como: o modo como concebem a relação entre sujeito - objeto e professor – aluno; o aprendizado; o ensino; o papel da escola; o papel do professor e o desenvolvimento da inteligência. Com base nisso, defendemos que a teoria sociointeracionista pode ser entendida como aliada à abordagem cognitivista da educação, pois ambas, consideradas conjuntamente, geram as condições necessárias para a realização e bom desenvolvimento do método temático-reflexivo de ensino da disciplina de Filosofia, proposto por Gerson Luís Trombetta, que com base no pensamento kantiano, tem como principal objetivo desenvolver as relações interativas para estimular o pensamento autônomo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Enciclopédia de Filosofia
____________________________________________________________
Revista Enciclopédia de Filosofia
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | Departamento de Filosofia
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS
E-ISSN: 23595965
Revista Indexada:
Portal de Períodicos da UFPel Google Acadêmico Sumários.org