FORMAÇÃO DO CIDADÃO OU FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO? A EDUCAÇÃO IDEAL PARA BERTRAND RUSSELL

Matheus Saalfeld Bartz

Resumo


Os professores são os encarregados de transmitir certos valores e conteúdos às novas gerações. Mas diante de tal responsabilidade, se apresentam dois caminhos aos professores: 1) oferecer uma formação em razão do que o Estado e a sociedade esperam deles ou; 2) oferecer uma formação em razão da autonomia e da individualidade dos estudantes. O objetivo do artigo é encontrar uma alternativa entre esses dois caminhos. Para tal fim, é utilizada a obra Educação e Ordem Social de Bertrand Russell. O filósofo visa solucionar os principais problemas educacionais como o nacionalismo, o classismo, a competição e o dogmatismo. Após a exposição desses problemas, ele propõe um modelo de Estado Internacional que deverá gerenciar a educação em prol de toda a humanidade, no entanto, tal educação também necessitará preservar a liberdade de pensamento e a autonomia dos indivíduos. A partir do modelo de Russell, defendem-se soluções pragmáticas a serem incorporadas nas escolas: 1) grupos de estudos focalizados; 2) eventos de debates e; 3) cooperação e diálogo com escolas de outros países.


Palavras-chave


Bertrand Russell; Educação; Filosofia da Educação.

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