FOUCAULT E MONTESSORI SOBRE A DISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir o conceito de disciplina em Michel Foucault e Maria Montessori. Abordaremos ambos autores a partir do segmento de temáticas comuns importantes para nós. Primeiramente, faremos a exposição do pensamento dos filósofos acerca do conceito de disciplina e seus aspectos principais, em seguida abordaremos a noção de obediência, de prêmios e punições e, por fim, trataremos da noção de disciplina como formadora da individualidade do sujeito. Após a exposição do pensamento de ambos autores sobre cada tópico, finalizaremos o artigo realizando algumas reflexões acerca do tema a partir do que foi apresentado anteriormente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Enciclopédia de Filosofia
____________________________________________________________
Revista Enciclopédia de Filosofia
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | Departamento de Filosofia
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS
E-ISSN: 23595965
Revista Indexada:
Portal de Períodicos da UFPel Google Acadêmico Sumários.org