FOUCAULT E MONTESSORI SOBRE A DISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO

Camila Figueiredo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir o conceito de disciplina em Michel Foucault e Maria Montessori. Abordaremos ambos autores a partir do segmento de temáticas comuns importantes para nós. Primeiramente, faremos a exposição do pensamento dos filósofos acerca do conceito de disciplina e seus aspectos principais, em seguida abordaremos a noção de obediência, de prêmios e punições e, por fim, trataremos da noção de disciplina como formadora da individualidade do sujeito. Após a exposição do pensamento de ambos autores sobre cada tópico, finalizaremos o artigo realizando algumas reflexões acerca do tema a partir do que foi apresentado anteriormente.


Palavras-chave


Disciplina; educação; Foucault; Maria Montessri; liberdade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Enciclopédia de Filosofia

____________________________________________________________

Revista Enciclopédia de Filosofia

Universidade Federal de Pelotas - UFPel 
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | Departamento de Filosofia 
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS

E-ISSN: 23595965

Revista Indexada:

Portal de Períodicos da UFPel       Google Acadêmico         Sumários.org