Prática Projetual: Design e Marketing para a valorização do Turismo Rural local

Saarah Gottinari, Helena De Araújo Neves

Resumo


Este artigo tem o intuito de apresentar os resultados projetuais obtidos por meio de uma pesquisa desenvolvida junto aos cursos de Design da Universidade Federal de Pelotas. O foco de tal investigação concentrou-se no campo do Design Gráfico, voltado para as áreas de Identidade Visual, marketing e turismo. Este artigo, por sua vez, tem por objetivo apresentar parte dos resultados obtidos com a referida investigação, expondo, em especial, os processos mercadológicos que levaram à criação de uma nova Identidade Visual para a Rota Pelotas Colonial, localizada na colônia de Pelotas – cidade ao sul do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos ilustram o quão complexa é a criação de uma Identidade Visual, principalmente quando é preciso representar vários empreendimentos em uma só marca – como era o caso da Rota investigada.

Palavras-chave


Identidade Visual. Marketing Turístico. Design Gráfico. Rota Pelotas Colonial.

Texto completo:

PDF

Referências


Livro

CHAVES, Norberto. La marca-país em la América Latina: bases teóricas y técnicas del diseño de la marca-país y auditoria gráfica de veinte países latino-americanos. 1ª ed. Buenos Aires: La Corujia, 2011.

FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2002.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006 (12. ed).

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologias e resultados. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006 (5ª edição).

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes - São Paulo: Cosac Naify, 2013 (2ª revisão).

LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design - São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados - 5. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2001 (2ª edição).

PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Comunicação Integrada de Marketing. São Paulo: Atlas, 2008 (2ª. ed).

Artigo

FREIRE-MEDEIROS, Bianca; CASTRO, Celso. A cidade e seus souvenires: O Rio De Janeiro Para o Turista. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v.1, n.1, p. 34-53, set. 2007.

GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, Mar/Abr. 1995, p. 57-63.

Tese/Dissertação/Monografia

BORGES, Silvia. O Marketing e o Turismo: Um estudo para pensar a visibilidade da cascata enquanto lugar turístico. Pelotas: Fatec Senac, junho de 2007.

GOTINARI, Saarah. Identidade Visual para a Rota Pelotas Colonial: Design e Marketing para valorização do Turismo Rural Local 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Digital) – Universidade Federal de Pelotas.




DOI: https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12696

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12696.g10081

Apontamentos

  • Não há apontamentos.