TRATAMENTO DE EFLUENTES HOMOGENEIZADOS DE CURTUME POR DIGESTÃO ANAERÓBIA EM REATORES DE FLUXO ASCENDENTE

Wolney A. NUNES, Paulo Koetz, Osvaldo Faria

Abstract


Uma grande quantidade de poluição orgânica e inorgânica é gerada em curtumes. Apesar da complexidade das águas residuárias da indústria de couros, é possível tratá-las com um reator anaeróbio de fluxo ascendente, com a vantagem da produção de biogás

A idéia fundamental é de alimentar o reator com o efluente sem separação das partículas finas, e verificar quais seriam as repercussões em termos de remoção de matéria orgânica total e solúvel e na separação de sólidos em suspensão. O objetivo final seria a utilização do reator como tratamento primário e secundário de efluentes de curtumes.

Os estudos foram realizados em um reator piloto ligado à descarga do tanque de homogeneização do tratamento primário de um curtume, que processa 1.000 peles bovinas/dia e 2.500 peles ovinas/dia.

Os resultados parecem indicar a viabilidade do sistema, com valores de taxa de despoluição de cerca de 65,0%, considerando apenas a DQO solúvel, em tempos de detenção de 1 dia. Para a DQO total, a média das eficiências foi de 70,0%, e para a remoção de sólidos em suspensão, de 73,3%.


Full Text:

PDF