José Guadalupe Posada: el hombre y sus calaveras
Resumo
José Guadalupe Posada foi um cartunista nascido em Aguascalientes, México, em 1852, tendo como uma formação inicial aulas com seu irmão, que era professor. Com ele Posada aprendeu a ler, escrever e desenhar. Durante sua adolescência buscou formação voltada para a arte com base na litografia, o que não era bem vista aos olhos de sua familia, porém com o passar do tempo e com a ajuda de seus professores, passou a fazer publicações no jornal mexicano El Jicote.(Moma – Oxford University http://bit.ly/1I24WdW)
Algum tempo pós terminar sua formação, Posada conseguiu um emprego como professor na escola preparatória de Leon, onde lecionou por cinco anos e, juntamente com as aulas, mantinha o seu grande prazer, a litografia. Logo após uma grande enchente em Aguascalientes, mudou-se para Ciudad de México, onde recebeu uma série de convites de trabalho no La Patria Ilustrada com o escritor Ireneo Paz.
Este estudo dirigido propõe, a partir de reflexões realizadas junto a disciplina de História da Arte na América Latina, investigar as obras realizadas pelo artista José Guadalupe Posada contextualizando-as em meio a parte de sua trajetória de vida, e procurando entender a sua importância no âmbito artístico, cultural e social para as gerações de artistas posteriores.