Entre a arte, a arquitetura e a cidade luso-brasileira: as possibilidades de leitura do livro-objeto
Resumo
O presente trabalho trata-se do resultado de uma experiência pedagógica que
buscou uma forma diferenciada de aprendizagem na disciplina de Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo 3, ministrada no 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. A proposta desta experiência foi trabalhar com a criação e a utilização de livros-objeto na disciplina, com o intuito de instigar os alunos à reflexão sobre o material estudado, incentivando-os a produzir um conhecimento próprio sobre a arquitetura e urbanismo luso brasileiro. No exercício proposto, a técnica
de construção do livro-objeto era livre, podendo cada grupo escolher o assunto, o tipo e as possibilidades de leitura do material elaborado. O exercício foi realizado no período de 2013-2014 e a retomada deste material propõe um novo olhar sobre os objetos, através da leitura dos mesmos pelos alunos que estão cursando a disciplina no momento, com o intuito de avaliar as potencialidades e a contribuição deste material para um aprendizado significativo. A avaliação dos resultados dessa leitura servirá de subsídio para a elaboração de novas propostas pedagógicas.