Modelagem com argila para crianças: um estudo de caso

Denise Castanha de Avila de Lemos, Maristani Polidori Zamperetti

Resumo


A partir de referenciais bibliográficos da Arte Cerâmica e Ensino de Arte (SOARES, 2013), o texto relata o desenvolvimento de uma pesquisa do tipo estudo de caso que consistiu na observação, análise e reflexão de produções artísticas infantis com argila. A atividade foi realizada no ambiente familiar da criança, em momentos diferentes: individual e em grupo. Concluiu-se que a modelagem é muito importante para desenvolver a criatividade da criança, bem como sua coordenação motora fina, podendo ser trabalhada no âmbito familiar desde os primeiros anos, a fim de que as crianças tenham na aprendizagem o apoio necessário para desenvolver a arte com maior segurança e liberdade. Amassar a terra e dar-lhe forma são gestos primitivos que influem consideravelmente na coordenação de todos os movimentos, gerando desequilíbrios que necessitam ações de reorganização das massas, desenvolvendo a confiança e o domínio corporal.


Texto completo:

PDF