A SÉRIE “MODEL PLEASURE” DE SILVIA KOLBOWSKI: UM NOVO OLHAR PARA FIGURA FEMININA NA PUBLICIDADE

WREGE Raquel Casanova dos Santos, BONILHA Caroline Leal

Resumo


O presente artigo busca a compreensão do modo como se dá a representação do corpo feminino contemporâneo nas imagens de revistas publicitárias. Também busca analisar os diferentes processos de identificação do sujeito feminino com essas imagens e a apropriação das figuras pela artista contemporânea Silvia Kolbolwiski. A pesquisa partiu da análise de imagens femininas publicitárias impressas destacando-se a superficialidade e o caráter irreal das figuras representadas. Numa segunda etapa, definiu-se a relação do leitor/observador com essas imagens. Logo após, surgiu como objeto de estudo, o olhar crítico da artista contemporânea Silvia Kolbolwski em sua série “Model Pleasure” desenvolvida entre 1982-1983, na qual utiliza imagens de moda e publicidade refotografadas e compostas em forma de grades. Para obtenção dos dados realizou-se pesquisa teórico bibliográfica, em livros e sites que abordavam o tema, incluindo-se aí os trabalhos de John Berger (1987) em “Modos de ver”, Suely Rolnik (1997) com o texto “Toxicômanos de identidade. Subjetividade em tempo de globalização”, “Sociedade do espetáculo” de Guy Debord (2003), Naomi Woolf (1992) com o livro “O mito da beleza” e Whitney Chadwick (1992) com “Arte, mujer y sociedade”. Para discutir questões relacionadas à arte contemporânea serão utilizados os textos de Nicolas Bourriaud (2003), “O que é um artista (hoje)?” e “Pós-Produção- Como a arte reprograma o mundo contemporâneo”.Palavras-chave: publicidade, subjetividade, imagem feminina, Silvia Kolbowski

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