O ENSINO DE ARTES VISUAIS E AS TIC – PESQUISANDO OS DOCENTES E SUA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA
Resumo
A presença das novas tecnologias no ambiente escolar, especificamente no ensino deArtes Visuais do município de Pelotas, RS, é um dos diversos temas estudados em umapesquisa qualitativa, que está sendo realizada por meio da análise de entrevistassemiestruturadascom professores de Arte. Este artigo visa levantar questões referentes àtecnologia e as novas tecnologias na sociedade, enfocando seus usos no ambienteeducacional e no ensino de Artes Visuais. A inserção das novas tecnologias no espaçoescolar é um fato, processo contemporâneo aoavanço tecnológico que foi produzido esentido pela sociedade;desta forma, a educação e a sociedade estão no movimento deaceitação e utilização efetiva destas novas mídias. A pesquisa mostra que a inserção dasnovas tecnologias no Ensino de Artes Visuais enfrenta problemas de ordemmaterial/física, constituindo-se num fator inibitório ou mesmo, impeditório à açãodocente e o desenvolvimento de aulas com qualidade.Palavras-chave: Artes Visuais. Educação. Ensino de Arte. Tecnologia. TIC.