VOCÊ SENTE? – POÉTICA AUDIOVISUAL SOBRE CÃES ERRANTES E O ENSINO DE ARTE
Resumo
O presente artigo apresenta uma breve pesquisa resultante do projeto de microintervenção desenvolvido durante uma disciplina do curso de Mestrado em Artes Visuais da UFPel. O objetivo geral dessa investigação é contribuir para reflexões sobre os modos de vida e de aprendizagens escolares de forma a incentivar que arte-educadores desenvolvam ações artístico-pedagógicas que estimule a busca por relações ambientais constituídas a partir de preceitos ético-estéticos de respeito a todas as formas de vida. A partir disso, surgiu o projeto de microintervenção intitulado “Você sente? – Poética audiovisual sobre cães errantes e o ensino de arte”, desenvolvido em duas etapas: da produção de um vídeo criado pela autora e da apresentação deste a uma turma de arte-educadoras em formação com o propósito de promover uma reflexão sobre os cães errantes na cidade de Pelotas. Como referenciais teóricos foram utilizados os textos de Félix Guattari, Michel Foucault, Mauro Grün e João Francisco Duarte Jr. Palavras-chave: Arte-educação. Sensibilidade. Cães errantes. Meio ambiente.