ARTE RELACIONAL NAS AULAS DE ARTE UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA.
Resumo
Esta pesquisa pretende abordar práticas contemporâneas no ensino de arte, sobretudo na utilização de alguns conceitos presentes na arte relacional e nas práticas cotidianas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar quais as contribuições que a arte relacional, como uma possibilidade para o ensino de arte contemporânea, tem a acrescentar ou influenciar nas vidas dos alunos. Discutirei aqui neste texto algumas questões teórico-históricos sobre a arte ou estética relacional, considerando que a arte sempre foi relacional em diferentes graus de sociabilidade. Este termo “estética relacional” é usado para definir práticas artísticas que tomavam como ponto de partida o campo da inter-humanidade. Ligada à produção artística dos anos 90, a arte relacional recebe influências da arte participativa dos anos 60, onde cito como exemplo dois artistas brasileiros: Lygia Clark e Hélio Oiticica, ambos levam o espectador a interagir com suas obras. Assim sendo, a importância desta pesquisa reside na possibilidade de verificar novas estratégias e metodologias para abordar o ensino da arte, a partir das atividades práticas sugeridas e das reflexões que surgirem com os estudos sobre a estética relacional.
Palavras chaves: Arte. Educação. Estética Relacional. Arte contemporânea.
Palavras chaves: Arte. Educação. Estética Relacional. Arte contemporânea.