NARRATIVAS MACABRAS: VIAJANTES E ARTISTAS NO SUL DA AMÉRICA
Resumo
RESUMO
Este texto tem o objetivo de apresentar o espaço e os trabalhadores da matança. Sobre os estabelecimentos salgadores, apresenta e compara narrativas escritas por viajantes com as representações iconográficas elaboradas por artistas. Foca o Pampa Gaúcho, no sul do continente americano. O período estudado inicia em meados do século XVIII e termina em meados do XX. Abater, esfolar, esquartejar, charquear, empilhar e secar as carnes; elaborar as graxas e os sebos; curtir os couros, sobretudo, foi tarefa reservada, primeiro, aos cativos; depois, aos afrodescendentes livres. No século XIX, as manifestações pictóricas expuseram a beleza clássica e macabra do ambiente saladeiril. O modernismo da arte do século XX expressou grito de revolta. Expôs a realidade do trabalho violento dos homens que labutavam com as carnes. Charqueadas e saladeros, respectivamente, na América portuguesa e espanhola, constituíram patrimônios, forjaram as paisagens e as identidades culturais dos habitantes nos campos sulinos americanos.