TRABALHANDO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA NA PRÉ- ESCOLA: OS BICHOS DE LYGIA CLARK
Resumo
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida durante o curso de Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A pesquisa trata sobre o ensino de arte contemporânea para crianças de pré-escola, dando ênfase para o lúdico e as experiências estéticas que este tipo de arte proporciona. Para isso foram feitas 8 oficinas em uma turma de pré-escola de uma instituição municipal de Pelotas, onde foram trabalhados diferentes artistas considerados contemporâneos e suas obras, neste artigo é apresentada a oficina que trabalhou com as obras da artista brasileira Lygia Clark, dando ênfase para a série “Bichos”. Foram utilizados como referenciais teóricos para esclarecer sobre a arte contemporânea e sobre a obra de Lygia, os textos de Katia Canton, Anne Cauquelin, Renata Sant’Anna e Valquíria Prates. Com relação à experiência estética utilizo os textos de Walter Benjamin, Jorge Larrosa e Jean Claude Passeron. E sobre o lúdico são utilizados os textos de Fayga Ostrower e Paulo de Tarso Cheida Sans.