Experiências poéticas para o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais

Mariana Coutinho Faes, Maristani Polidori ZAMPERETTI

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa é investigar e conjugar a produção artística, através da experiência poética como um meio para o ensino de arte, contemplando assim as diversas linguagens, modos de inserção, produção e interação no contexto contemporâneo das Artes Visuais. Com ênfase nas vivências cotidianas, proponho uma desaceleração circunstancial, para que haja a experiência de atentar ao entorno, como forma de articular o conhecimento sensível ao inteligível na contemporaneidade (DUARTE JR., 2010; LARROSA, 2002). A metodologia utilizada será a pesquisa-ação, sendo possível elaborar uma poética de repertórios, de forma participante, ainda que em situação observadora, contribuindo com um olhar integrador e interdisciplinar, possibilitando articular o fazer do artista às práticas pedagógicas do profissional de ensino e relacionando ao contexto cultural cotidiano, gerando a reflexão. Os resultados desta pesquisa, ainda em aberto, visam colaborar com o fazer consciente em uma produção, além de criar repertório artístico-teórico.

Texto completo:

PDF