DO ARCAICO AO CONTEMPORÂNEO: PROCESSOS DE DESIGN PARA A CONSTRUÇÃO DA MARCA AMBAR
Resumo
O presente artigo objetiva descrever e analisar etapas desenvolvidas para projeto de (re)design da marca Ambar (Associação dos Amigos do Museu Parque da Baronesa), sediada em Pelotas, RS. A partir da metodologia projetual proposta por Peón (2003), o design de identidade, construído em três fases, problematização, concepção e especificação - teve o propósito de representar a associação ligada ao museu através de suas características estilísticas, arquitetônicas e/ou culturais, ligadas tanto ao arcaico quanto ao contemporâneo. O Museu Parque da Baronesa é um dos principais pontos históricos e turísticos da cidade de Pelotas. Portanto, no que se refere à etapa de problematização, realizamos um mapeamento histórico para investigar pontos de identificação relevantes. Devido o isolamento social resultado da pandemia advinda da Covid-19 a visita ao local tornou-se impossível e decidimos experienciar o “território” de modo virtual a fim de examinar sua estrutura arquitetônica bem como seu acervo de obras de arte. Quanto à concepção, a fase criativa do projeto, planejamos possíveis estratégias projetuais até decidirmos, junto aos membros da associação e à professora coordenadora, pela representatividade do local através de uma marca que deixa evidente as possíveis conexões entre o arcaico e o contemporâneo. Em relação à fase da especificação, finalmente, definimos as questões técnicas em um pequeno manual da marca no qual algumas aplicações institucionais são apresentadas.