VISUALIDADES E GÊNERO: EXPERIMENTAÇÃO E SUBVERSÃO EM LETÍCIA PARENTE E MÁRCIA X

Fabiana Lopes de Souza, Maristani Polidori Zamperetti

Resumo


O presente texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de cultura visual, artes visuais e gênero, com ênfase em produções de artistas mulheres. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno e Hernández (2000; 2007) que aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens. No texto, destacam-se os trabalhos de duas artistas contemporâneas Letícia Parente e Márcia X. Suas obras caracterizam-se pela experimentação e subversão expostas em vídeos, performances e instalações, onde corpos, sexualidades e subjetividades atuam em confronto com ética, política e religião. Dessa forma, o que se pretende é fomentar por meio do ensino das Artes Visuais, o conhecimento das artistas mulheres buscando favorecer múltiplas compreensões das visualidades contemporâneas.


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