VIAGEM NO TEMPO: O CENÁRIO DA ARTE EM PELOTAS ENTRE AS DÉCADAS DE 1940 E 1970

Liziane Nolasco Fonseca, Karen Laiz Krause Romig, Simone Gomes de Faria, Eduardo Arriada

Resumo


Esse estudo é uma investigação sobre o contexto educacional em arte, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Pretende-se abarcar o período entre as décadas de 40 e 70, com objetivo de investigar a educação que estava em constantes modificações políticas, culturais e sociais no Brasil. Nesse sentido faremos algumas aproximações com duas instituições singulares ao ensino de arte no Município, Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA) e a Escolinha Municipal de Arte (EMA). A metodologia utilizada caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica em artigos publicados (BICA, 2007; MAGALHÃES, 2010; PEIXOTO, 2017), livros (AMARAL e AMARAL, 2007; BARBOSA 2014, 2019; BRITTO, 2008) e análise documental (CELLARD 2008; SEVERINO, 2013). A partir da análise com as instituições e de acordo com o contexto histórico elencamos algumas características que as diferenciam (metodologias) ou aproximam (o ensino de arte) procurando evidenciar processos de formação em arte na cidade e como essas questões pode ter contribuído para a formação da professora Ruth Blank, que começou sua trajetória escolar em Pelotas no Colégio Santa Margarida (1937) e em 1963 fundou a Escolinha de Arte de Pelotas.

Texto completo:

PDF