O VAZIO NOS TRABALHOS DE CASSIA ARESTA
Resumo
O ensaio apresenta uma pesquisa qualitativa com uso de entrevista e análise do trabalho poético da artista brasileira Cassia Aresta, radicada em Florianópolis, Santa Catarina. Não se trata de uma pesquisa bibliográfica e sim, uma articulação de seu trabalho com a noção de arte como bloco de sensações de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Segundo esses autores, a arte cria perceptos e afectos e para Deleuze, é na diferença que desenvolve seu pensamento, acreditando que a relação entre os conceitos e/ou objetos ocorrem nas ligações de força, não nos objetos em si ou na vida daquele que produz. Desse modo, defende que o artista, músico ou literato crie sua própria linguagem para instituir algo que seja singular, que produza um devir na língua, ou seja, que faça diferença ao sair de um padrão de normalidade. Assim, as pinturas e colagens de Cassia, com influências do construtivismo, produzem vazios em criações geométricas que dão a impressão de estarem em suspensão e movimento, numa complexa justaposição das formas. Em deslocamentos sutis e repetitivos, seu gesto produz diferença com criações singulares que provocam sensações.