JORNALISMO EM QUADRINHOS EM LE PHOTOGRAPHE: PERCEPÇÕES DA JORNADA DE UM FOTÓGRAFO

Maria Clara Lysakowski Hallal, Márcia Tavares Chico

Resumo


Registrar uma experiência de atravessar o Afeganistão a pé, no ano de 1986, acompanhando uma expedição da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), é a temática do livro Le Photographe, autoria de Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier. A personagem principal é o próprio Didier Lefèvre que, em sua primeira missão fotográfica, registrou um país que estava em guerra com a União Soviética. A obra pode ser considerada como “jornalismo em quadrinhos”, utiliza fotografias gráficas e reais brutas, isto é, o próprio contato fotográfico, sem cortes ou edição. Ao longo da obra, a/o leitora ou leitor acompanha essa jornada, na qual o fotógrafo/personagem mostra as/os habitantes do Afeganistão em meio aquele contexto de guerra, em que, em muitos casos, passavam por privações como déficit alimentar, de moradia e ferimentos causados pelo próprio conflito. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar como duas formas de arte, a fotografia e os quadrinhos, se entrelaçam e se complementam para apresentar uma narrativa que dá ênfase ao olhar do próprio fotógrafo para aquele cenário. A metodologia utilizada é com base nos escritos de CHICO (2020) que divide a análise em análise estrutural, análise contextual e análise qualitativa. Ao acompanharmos a missão/jornada do fotógrafo, a/o leitora ou leitor percebe situações como amizades e o contato com o outro (seja participante do MSF ou Afeganistão) em meio a um cenário, por vezes, hostil.

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