A PRODUÇÃO CINEMATOGRAFICA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM OFICINAS DE ARTE-EDUCAÇÃO

Mara Rosana Leston Cezar

Resumo


O presente artigo abordará a experiência de aplicação do projeto DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CINEMATOGRAFICA PARA APLICAÇÃO NA ESCOLA REGULAR para alunos do ensino fundamental do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente, CAIC-FURG, e alunos do ensino médio do Centro de Convivência Meninos do Mar, CCMAR, no ano de 2009. O projeto, resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/FURG, buscou a pesquisa, desenvolvimento e análise de uma metodologia a ser aplicada em sala de aula para estudo e produção cinematográfica capaz de proporcionar ao educando a sua assunção enquanto indivíduo e sujeito sócio-histórico-cultural do ato de conhecer, emancipando-o, conferindo-lhe autonomia (FREIRE, 1999) enquanto subjetividade diversa inserida em um grupo, através da produção coletiva de um filme curta metragem. A abordagem metodológica situou-se no campo da pesquisa-ação, buscando superar a clássica dicotomia entre teoria e prática. Assim, a pesquisa deu-se em interação com o objeto pesquisado, através da aplicação direta da metodologia aos educandos, através de aulas expositiva, teórica e prática, sobre os conteúdos de cinema e técnicas básicas de uma produção cinematográfica, a elaboração de um roteiro coletivo e produção de um curta metragem, considerando os eixos norteadores do ensino em arte visados nos PCNs que são: produzir, apreciar e contextualizar as artes. Os dados para análise da pesquisa foram obtidos através da observação do processo de ensino/aprendizagem dos alunos dos conteúdos em cinema, bem como da observação da interação social ocorrida durante a produção do filme coletivo, tendo a arte como instrumento social (VYGOTSKY, 2001). A análise qualitativa dos dados seguiu uma adaptação de acordo com a evolução das atividades e informações delas emanadas (TRIVINOS, 1987).
Palavras-chaves: Cinema; Ensino de Arte; Produção cinematográfica.

Texto completo:

PDF