AS MULHERES NA HISTÓRIA DA ARTE, NA CULTURA VISUAL E AS PERCEPÇÕES VISUAIS
Resumo
Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação da UFPEL, com o enfoque na formação de professoras/es, em diálogo com pesquisas sobre a cultura visual veiculadas pelo projeto: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (UFPel/CNPQ), coordenado pela coautora do texto. O objetivo é analisar as possibilidades de um Ensino de Artes Visuais pautado nos estudos da história da Arte brasileira feminina, moderna e contemporânea, com o intuito de promover uma percepção visual dos temas sociais relativos às mulheres, e que estão presentes nas visualidades, seja da Arte ou da Cultura Visual. O trabalho tem a intenção apresentar a importância da história da Arte para ponderar a produção de mulheres em um cenário contemporâneo que ainda se pauta numa sociedade machista e patriarcal. Sendo assim, nossa pesquisa busca como método, abordar esses temas por meio de um curso promovido junto a secretária de Educação do Município de Pelotas, para professoras/es de Artes Visuais. Tal curso tem a intenção de recolher narrativas sobre as percepções que tais professoras/res têm sobre a representação da mulher na Arte e na cultura visual, assim como na Arte Contemporânea brasileira. Consideramos, que pensar sobre a formação em artes visuais e narrar as próprias apreensões sobre as implicações das imagens durante esse processo, podem proporcionar, também, novas perspectivas para as práticas futuras desses docentes.