VISITA À CATEDRAL SÃO FRANCISCO DE PAULA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM HISTÓRIA DA ARTE

Clarice Rego Magalhães

Resumo


A Catedral São Francisco de Paula é parte importante do patrimônio histórico e artístico da cidade de Pelotas e do Rio Grande do Sul. Seu grande potencial de trazer para o presente, através de sua materialidade, elementos concernentes às áreas de história, arquitetura, artes visuais e ainda das artes chamadas decorativas faz com que seja interessante o seu uso como dispositivo educativo. Este artigo aborda as possibilidades de uma visita presencial à Catedral de Pelotas como estratégia educativa para as disciplinas de História da Arte dos cursos de graduação em Artes Visuais da UFPEL, no sentido de aproveitamento do que ela pode oferecer para a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de História da Arte, considerando a importância de o processo de ensino-aprendizagem acontecer para além dos livros texto e das paredes da sala de aula. No trabalho são explicitadas abordagens educativas para serem utilizadas em visita à Catedral, no sentido de colaborar para a otimização do aproveitamento das potencialidades do edifício para o enriquecimento da aprendizagem da História da Arte em nível de graduação.

Palavras-chave: Catedral São Francisco de Paula; História da Arte; dispositivo educativo; estratégia de ensino.


Texto completo:

PDF