MEDIAÇÕES EDUCATIVAS, INFORMATIVAS E CULTURAIS NO MUSEU DE ARTE LEOPOLDO GOTUZZO

Letícia Beck Fonseca, Clarice Magalhães

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar mediações realizadas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e refletir sobre a sua importância para que o museu obtenha êxito na sua missão de elevar o grau cultural da sociedade onde está inserido. Esta proposta busca mostrar as experiências que vivenciei atuando como mediadora no Museu, em projetos como o de extensão da UFPEL/CEArte/MALG em que ocorreram Mediações Educativas, onde os alunos realizaram atividades em desenho, na exposição de obras do artista Nuno Ramos. Na Mediação Informativa, desenvolvida no dia do Patrimônio, dentro do projeto da Prefeitura Municipal de Pelotas, foi enfatizado o prédio histórico do Museu para visitantes da exposição Malg in loco. A Mediação Cultural ocorreu no projeto de ensino voltado ao artista Leopoldo Gotuzzo, na exposição Traços e Transformações. Nesta pesquisa serão apresentadas as mediações conforme classificação de PAULA (2012) e KUPIEC (2014), onde a Mediação Educativa se pauta na “educação em Museus”, a Mediação Informativa “é o fazer do profissional para colocar a informação” e a Mediação Cultural são os “processos de comunicação entre as culturas compreendidas, com foco nas interações sociais”. A conclusão é que as mediações realizadas fizeram com que as visitações ao museu fossem mais significativas e assim contribuíram para que o museu cumprisse com maior êxito a sua função social.

Palavras-chave: Museu. Mediação. Cultura.


Texto completo:

PDF