SAFO DE MITILENE E A INVISIBILIDADE DAS MULHERES ARTISTAS

Mariana Leal da Silva, Clarice Rego Magalhães

Resumo


Safo de Lesbos foi uma importante poetisa da antiguidade grega. Seu legado faz surgir inúmeras representações no campo das artes visuais e também discussões no campo teórico, bem como controvérsias e narrativas conflitantes - como por exemplo, a respeito de sua sexualidade. A partir dessas questões é possível perceber a história como um campo de poder em que os diferentes discursos se constituem a partir dos olhos de quem encontrar-se na posse da escrita. Logo, busca-se no presente trabalho resgatar importantes pontos e questões presentes na vida de Safo, bem como representações posteriores realizadas por outros artistas - onde ela é personagem central – a fim de discutir a invisibilização na qual as mulheres têm sido postas ao longo da história e, relacionando a conceitos como os de poder e violência simbólica de Pierre Bourdieu e a heterossexualidade compulsória de Adrienne Rich, trazer à luz os meios que constroem/reforçam a dominação sobre o corpo da mulher, com o propósito de tentar destruí-los. Somente através de uma revisão crítica sobre nossa base teóricoartística e da busca por outras bases poderemos romper com o pensamento dominante e os padrões socialmente impostos, encontrando os sujeitos antes marginalizados que agora hão de tornar-se centro da própria história.

Palavras-chave: Safo. Invisibilização. História da Arte. Mulheres nas Artes. Feminismo.


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