ESTUDO DE COR NOS CARTÕES POSTAIS DE PELOTAS/RS

Guilherme Pinto de Almeida, Hamilton Oliveira Bittencourt Júnior, Renan Rosso Bicca, Natalia Naoumova

Resumo


O cartão postal constitui-se como um dos principais meios de comunicação e difusão de imagens. Seu caráter popular e praticidade tornaram-no um suporte eficaz, tendo seu apogeu ocorrido na primeira metade do século XX. Esse período coincide com a fase final da arquitetura eclética no Brasil. Tal linguagem arquitetônica é marcada pela alta cromaticidade das fachadas. Nas primeiras décadas do século passado, os cartões postais começaram a ser editados colorizados. A alta circulação dos cartões postais contribuiu para a construção do imaginário urbano. A análise destes cartões pode constituir fonte para uma leitura daquele contexto histórico. Este estudo investiga em que medida os cartões postais colorizados estabelecem uma relação de correspondência com a realidade cromática do ambiente urbano. O recorte espacial é o entorno da praça Cel. Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada em três etapas: seleção dos postais; estudo sobre imaginário e colorística; análise comparativa dos resultados. O objetivo é analisar a contribuição dos cartões postais colorizados para a construção do imaginário do ambiente urbano do centro histórico da cidade de Pelotas.

Palavras-chave: Cor. Arquitetura. Cidade. Imaginário. Cartão Postal.


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