PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ARTES VISUAIS COM SMARTPHONE

Fabiana Lopes de Souza, Maristani Polidori Zamperetti

Resumo


A utilização das Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TMSF), em específico, os smartphones tem sido frequente na escola, geralmente pela escolha pessoal dos alunos e professores e podem se tornar aliados na relação de ensino e aprendizagem. O que se observa é que as TMSF, geralmente adquiridas por iniciativas individuais, têm se tornado uma das principais mídias utilizadas na escola e sujeitas à proibição. A inserção das tecnologias no ambiente escolar e as razões da sua frágil utilização acontece pela rapidez que essas tecnologias se disseminam e começam a fazer parte do cotidiano dos seus alunos, independente da vontade e da avaliação dos docentes. No ano de 2016, foi elaborado um projeto de ensino na disciplina de Artes Visuais, para duas turmas de 8° e 9° anos de uma escola pública de Pelotas, RS, cuja proposta foi a produção de fotografias com o uso de smartphones em sala de aula. O objetivo do projeto foi cultivar um olhar estético a partir do contato com imagens da cultura visual (fotografias divulgadas em sites da internet), promovendo o conhecimento em fotografia e sobre as imagens, em geral. Observou-se, por meio deste projeto a possibilidade de novas práticas pedagógicas que motivam à participação e promovem a inserção dos atores escolares em meio às transformações tecnológicas e contemporâneas.

Palavras-chave: Artes Visuais. Escola. Fotografia. TMSF. Smartphone.


Texto completo:

PDF