ENTRE RASTROS E REMINISCÊNCIAS: ABY WARBURG E WALTER BENJAMIN EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO
Resumo
Partindo do pressuposto que a memória ocupa um lugar primordial ante o movimento das imagens na historiografia, o presente ensaio tem como desígnio articular os pensamentos de Aby Warburg e Walter Benjamin acerca da leitura anacrônica da história das imagens, cujo método de montagem historiográfica, presente tanto no Atlas Mnemosyne de Warburg quanto nas Passagens de Benjamin, permite novas narrativas que transfiguram a temporalidade entre passado e presente, contrariando o caráter totalizante, linear e puramente objetivo dos campos da arte e da história. Considerando que a imagem é o estado de eterno devir da memória e seu caráter dialético opera como um fantasma da história, que, entre o desaparecer e o ressurgir, representando as reminiscências das transformações culturais, epistêmicas e sócio-políticas, esse caráter sintomático das imagens permite que seus símbolos, sempre mutáveis, atravessem a temporalidade, sofrendo as metamorfoses da ressignificação do olhar e do fazer historiográfico.
Palavras-chave: imagem, memória, história, tempo