PERFORMANCE NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DO PROFESSORARTISTA-PESQUISADOR

Taís Chaves Prestes, Cynthia Farina

Resumo


Esta pesquisa busca investigar algumas questões referentes ao cotidiano do espaço escolar no qual a pesquisadora atua na cidade de Pelotas-RS. Para tanto, utiliza-se da linguagem da Performance, com seu acentuado potencial experimental e de natureza política. Busca-se através disso envolver e instigar alunos com uma prática docente-performática-cartográfica no sentido da problematização da realidade política atual. Articula-se aqui, Arte, Educação e Filosofia utilizando-se do método cartográfico, advindo das Filosofias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, em que se opera com uma proposta artística apresentada em meio a uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. Destacam-se, nesta abordagem, conceitos como: CsO (2008) e rizoma (1995), relacionando as situações em que o corpo da professora-performer atua conforme ocorrem colaborações de pistas oferecidas pelo corpo discente no momento da ação performática. A presente pesquisa escutou e pensou junto aos afetamentos e falas nas rodas de conversa com os estudantes, após a apresentação realizada. A partir dessas ações, entende que há uma dimensão político-pedagógica na prática artística da Performance Art trabalhada no espaço-tempo do âmbito escolar.

Palavras-chave: Performance Art. Escola. Política. Arte. Formação.


Texto completo:

PDF