MOVIMENTOS DA CARTOGRAFIA SOBRE EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS EM SER PROFESSOR/ARTISTA

Janaina Schvambach

Resumo


O trabalho apresenta uma investigação de doutoramento em Artes Visuais cuja a criação de narrativas se dá pelo método cartográfico a partir de imagens oriundas de um diário visual, tentando, nos interstícios, aprender as subjetividades que compõe o ser professor/artista. A pesquisa pressupõe uma atitude cartográfica, pois as imagens atuam como dispositivos para essas narrativas. Assim, a pesquisa mostra ou aponta experiências incorporadas pela apreensão de sensações e afetos construídos ao longo de um determinado tempo e espaço, justificando-se por caracterizar-se como um exercício de percursos sobre experiências no campo da arte e da docência, intermediadas pelo olhar fotográfico. Para o caminho rizomático de investigação sobre a cartografia como método são utilizados os autores Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia (2015), Suely Rolnik (2006), Martins e Tourinho (2009) e Wolney Fernandes de Oliveira (2016). Para os conceitos de dispositivo Agamben (2009) e de experiência Jorge Larrosa (2002).

Palavras-chave: Cartografia. Professor/artista. Dispositivo. Experiência. Narrativas


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