MARC FERREZ, FOTOGRAFIA E NEGROS NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Resumo
A pesquisa Marc Ferrez, Fotografia e Negros no Brasil encontra-se em fase inicial e busca, a partir da biografia e trajetória de Marc Ferrez, estudar a fotografia no Brasil do século XIX e as representações de Negros e Negras no período e na produção do fotógrafo. Para a pesquisa, inicialmente coletei dados através de documentos disponibilizados pelo historiador e neto de Marc Ferrez, Gilberto Ferrez. A partir destes registros, alguns pesquisadores têm traçado informações sobre sua vida pessoal e carreira fotográfica. Para compreendermos as direções das produções fotográficas da época, há de se considerar o grande interesse imperial por trás delas. Para tanto, pensaremos a fotografia moderna no Brasil não apenas como uma forma de documentar um país que, através da produção de café, alcançava o ápice de sua modernidade, mas também, como narrativas visuais, imagens que além de criar discursos, são em si o próprio discurso. Descendente de família francesa, Ferrez não só registrava, como também elaborava uma imagem pitoresca de Brasil, o que contribuiu para a construção de uma representação estereotipada de escravidão. Marc Ferrez, através de seus registros, representou uma escravidão plano de fundo, onde escravizados serviam como personagens que quase mesclavam-se às paisagens e, através de composições harmoniosas, fotografou o trabalho escravo e não as pessoas escravizadas, uma vez que os corpos negros faziam parte do cenário.