NUDEZ MASCULINA: HOMOEROTISMO E ARTES VISUAIS NO RIO GRANDE DO SUL

William da Silva, Rosa Blanca

Resumo


A presente pesquisa estuda a apresentação da nudez masculina na arte contemporânea. Através de uma cartografia de exposições e artistas, busca-se a problematização do tema através dos estudos de gênero e sexualidade. Utilizam-se os estudos culturais propostos por Douglas Crimp (1998) junto da abordagem genealógica de Michel Foucault (1979) que contribuem para pensar, de maneira crítica, os modos de difusão (ou invisibilidade) de determinadas imagens e construtos no contexto da história da arte e suas relações com a cultura. São analisadas obras da produção artística do Rio Grande do Sul, a partir dos anos 80, que sugerem uma estética das masculinidades homoeróticas em pintura, desenho e fotografia nas poéticas visuais de artistas como Alfredo Nicolaiewisky, Milton Kurtz e Mario Röhnelt, entre outros, que contribuem para questionar a nudez através das relações com os sistemas culturais heteronormativos. As obras deste período permitem pensar acerca de uma espécie de narrativa documental das relações e afetos intermasculinos, no sentido de possibilitarem novos trânsitos para a apresentação do corpo masculino nu enquanto objeto de desejo e veículo de significações na produção artística daquele momento, onde são evidentes posicionamentos críticos que exploram outros caminhos que não aqueles hegemônicos.

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