CORPO E GÊNERO NA EVOLUÇÃO DO TEMA DE ATALANTA E PELEU NA CERÂMICA ÁTICA (SÉCULOS VI – IV A. E. C.)

Thirzá Amaral Berquó, Francisco Marshall

Resumo


Atalanta destaca-se entre as heroínas gregas em virtude da peculiaridade de sua iconografia, a qual possui como temas predominantes a prática atlética e a caça, duas atividades geralmente associadas ao âmbito masculino na Grécia antiga. Na pintura de vasos áticos desenvolvida entre os séculos VI e IV A. E. C., o principal companheiro de Atalanta é o herói Peleu. Embora a conexão entre Atalanta e Peleu seja pouco relevante nas fontes literárias gregas, ela é muito explorada pelos pintores de vasos. Essas duas figuras heroicas aparecem juntas em cenas que fazem referência à caçada do Javali Calidônio e, principalmente, à competição de luta dos jogos funerários do rei Pélias e à convivência atlética no ginásio. Estes motivos atléticos se mostram como local privilegiado para o exame da representação corporal e de gênero da heroína. O presente trabalho analisa a evolução do tema de Atalanta e Peleu na cerâmica ática, com foco nas modificações na representação corporal da heroína Atalanta. Assim, são abordados tanto os tipos de cenas envolvendo Atalanta e Peleu quanto as mudanças iconográficas ocorridas ao longo do tempo.

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