VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PELAS MÃOS DA ARTE E DO DESIGN
Resumo
Neste artigo discutem-se produções visuais apoiadas no tema "violência contra a mulher". A proposta se fundamenta em eleger obras de diferentes períodos da história da arte, que abordam o assunto direta ou indiretamente. O propósito é compreender os contextos artísticos nos quais foram produzidas bem como seus desdobramentos sociais. O resultado do levantamento destas obras, a ser realizado com base em um modelo de avaliação qualitativa relacionada à pesquisa documental e bibliográfica (GIL, 1994) será utilizado para entender o poder visual e a dimensão política da imagem. Assim, pergunta-se: Como "Ofélia" (1851-2), obra do pintor inglês John Millais, poderia se relacionar, por exemplo, à questão do feminicídio no qual o Brasil, segundo a OMS, é o quinto maior país no mundo em número de casos? Buscando perceber a importância deste tema, respalda-se no pesquisador William Mitchell e sua defesa na qual, essencialmente, o autor considera imagens como “coisas vivas" que repercutem. Para Mitchell (1986, p. 9), “a imagem não é apenas um tipo particular de sinal, mas algo à semelhança de um ator do momento histórico, uma presença ou um caráter dotado de status legendário”.