A CENSURA E A ABORDAGEM DO ‘QUEER’ NAS ARTES VISUAIS

Guilherme Susin Sirtoli, Cláudia Mariza Mattos Brandão

Resumo


Este trabalho se refere à segunda etapa de uma pesquisa em andamento, que visa relacionar casos de censura acontecidos no meio das artes visuais, buscando maior entendimento acerca da recepção das obras pelo público e suas repercussões. A pesquisa integra as ações do projeto de pesquisa “DO PÍNCEL AO PÍXEL: sobre as (re)apresentações de sujeitos/mundo em imagens”, desenvolvido no PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). A censura no mundo das artes não é um fato novo, muito pelo contrário. Partindo do caso acontecido em Porto Alegre, em meados de 2017, quando a exposição QueerMuseu foi encerrada por parte de grupos conservadores, podemos nos remeter a diversos outros acontecimentos históricos. Dentre eles, consideramos importante citar o episódio que mostrou o repúdio e a agressão de Adolf Hitler frente aos artistas e obras modernistas na época da Alemanha nazista. A pesquisa também tem o objetivo de entabular questões pertinentes ao ‘queer’ como inspiração temática para obras artísticas. A interpretação de cada indivíduo frente a uma obra de arte reflete o seu imaginário e o seu repertório reflexivo, sendo que para Jacques Ranciére (2017), a emancipação frente a um objeto artístico se inicia com o questionamento sobre a oposição entre olhar e agir. As análises indicam um acentuado componente ideológico nas relações entre espectador e obra, além da desinformação de uma parcela considerável do público acerca do universo da produção artística.


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